sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Série Forza Horizon - Parte 2

Forza Horizon 2 foi a sequência do jogo de 2012, também desenvolvido pela Turn 10 e Playground Games. O jogo foi lançado em setembro de 2014, prometendo ir além do que foi feito no seu antecessor e fazendo a estreia da série na nova geração de consoles, tendo sido lançado exclusivamente para Xbox One. Como já falamos sobre o primeiro Horizon aqui, vamos focar mais nas mudanças em relação ao primeiro jogo do que propriamente descrevê-lo.

Jogabilidade
- Condução
Uma mudança drástica em relação ao primeiro jogo no quesito condução. A física dos carros melhorou absurdamente, facilitando o controle no asfalto e na terra, pois agora é muito mais lógico sentir o carro no controle de acordo com o que se está vendo em tela. Além disso, a física de colisão mudou totalmente de figura, sem deixar mais o jogador tirar vantagem de colisões como era possível anteriormente, fazendo você perder considerável velocidade não só se chocando com carros, mas também com paredes e demais obstáculos.

- Tipos de Corridas
As corridas de asfalto, mistas e terra voltaram. A ligeira diferença agora é que não existem mais as corridas de rua, e sim alguns eventos oficiais do Horizon que possuem tráfego, algo que mantém o desafio mas não faz muito sentido do ponto de vista do festival, mas nada muito relevante. A nova adição foram as corridas de Cross-Country, no qual pilotamos sobre variadas superfícies como terra, grama e asfalto, sem termos necessariamente um caminho 100% certo de ser seguido. É extremamente divertido. Por fim, tivemos a estreia da chuva no jogo, que torna a direção ligeiramente mais escorregadia. A chuva não é restrita apenas as corridas de asfalto.

- Assistências
As assistências tiveram apenas uma adição nova, o controle de estabilidade.

- Inteligência Artificial
Forza Horizon 2 não possui IA. A tecnologia dos drivatars, implantada em Forza Motorsport 5 faz sua estreia na série Horizon. Os drivatars nada mais são do que os jogadores de Horizon (ou Motorsport), que tem sua forma de pilotar gravada para que possam enfrentar outros jogadores no modo de jogo off-line. Foi uma adição e tanto, pois agora as corridas são ainda mais imprevisíveis. A dificuldade vai até o invencível e é satisfatória. Se você tem amigos que jogaram algum jogo da série Forza, é bem provável que eles estejam te enfrentando no jogo off-line, mesmo que as vezes, eles não estejam condizentes com a dificuldade. No invencível, especificamente, sempre possui um drivatar que realmente desgarra do pelotão na corrida, sendo difícil de alcançar se você não consegue ganhar posições cedo na corrida. O único ponto negativo é que, mesmo contra drivatars habilidosos, eles tendem a deixar um pouco a desejar nas curvas de alta velocidade, freando desnecessariamente.

Conteúdo
- Gráficos
A troca de geração fez muito bem a Forza Horizon 2. Gráficos ainda mais espetaculares, indo nos mínimos detalhes, como gotas de chuva, reflexos do cenário na lataria do carro e melhoria drástica do ambiente em relação a vegetação, textura do asfalto e da terra além das sujeiras e danos no carro.

- O Mapa
Duas vezes maior que o seu antecessor, agora viajamos para a Europa, mais especificamente no sul da Itália e da França. A variação de ambientes é ainda maior se comparado ao primeiro jogo, algo a se pontuar positivamente. E a grande melhoria: Praticamente 100% do mapa é navegável. Sim, se você quiser cortar a estrada e ir por terra, grama, no meio das árvores... agora é possível! Algo extraordinário, dando uma imersão ainda maior dentro do ambiente do jogo. Em termos de tamanho, provavelmente só fica atrás do mapa do jogo The Crew.

- Quantidade de Carros
O jogo conta com mais de 250 carros, que vão expandindo ao longo dos DLCs. Uma surpresa foi a adição da expansão com carros da Porsche, algo então exclusivo da EA. As classes vão de D a S, sendo dentro da S, possível subdividir em S1 e 2. É possível tunar um carro até classe X, que seria o máximo permitido com o que o jogo lhe oferece em termos de aprimoramento.

- Campanha Principal
Aqui vemos uma grande quantidade de mudanças. Os campeonatos não são mais divididos por pulseiras, mas sim pelos estilos de carros. De início, você tem a opção de escolher três carros para começar, na região de Castelletto. Na segunda cidade que visitamos, Nice, é possível escolher o campeonato. É preciso vencer 15 campeonatos para se classificar para a Final do Horizon, que é uma grande corrida com o percurso envolvendo todo o mapa. Para terminarmos o “principal”, levamos em torno de 20 horas. Para completar todos os campeonatos, levará um bom tempo, facilmente passando das 100 horas.
Dessa vez, as pulseiras são seus níveis em relação aos pontos de experiência. Começamos com a amarela e terminamos com a dourada. Acredito que essa mudança foi feita para que os jogadores pudessem aproveitar a enorme quantidade de carros, sem que os campeonatos de pulseira limitassem o jogador. Pela questão da liberdade de você trilhar seu próprio caminho, foi um ponto bastante positivo, mas talvez numa ideia de “progressão”, não tenha feito tanto sentido, pois é possível vencer o Horizon sem a sua pulseira máxima.

Ganhando dinheiro... muito dinheiro
Em Forza Horizon, as premiações eram baixas, com exceção da última corrida. Aquela grana extra podia ser descolada nas corridas de rua e algumas atividades a mais. Desta vez, para conseguir seu primeiro milhão, a coisa ficou bem mais fácil. Primeiro, que as premiações em dinheiro são maiores. Segundo, que a cada vez que você sobe de nível, você ganha um Wheelspin, que pode te dar uma quantia em créditos ou até mesmo um carro novo. E por fim, você pode gastar pontos de perícia, que de alguma forma lhe dão alguma vantagem no jogo, sendo uma delas, ganhar mais créditos.
Outro detalhe importante é que muitos carros foram distribuídos gratuitamente, seja por bônus de pré-venda, ou carros gratuitos de packs que fazem parte do DLC do jogo, aumentando consideravelmente sua garagem.

- Lista de Experiências
Os postos Horizon se foram, mas as jogadas publicitárias permaneceram, agora chamadas de Lista de Experiências. A coisa ficou mais variada também, adicionando desafios de habilidades mais específicos e corridas em tempo regressivo. Existem duas listas oficiais do Horizon e uma da Playground para serem realizadas, com 10 atividades cada.

- Eventos de Exibição
O que é bom sempre volta, e é o caso dos eventos de exibição. Ainda temos as corridas contra aviões e os eventos com um tipo de carro. Uma das primeiras corridas de exibição já traz uma novidade, quando enfrentamos um trem num Fulvia.

- Carros em Celeiros
Os carros em celeiros também voltaram, mas dessa vez são bem mais complicados de se achar. Primeiro, pela maior extensão do mapa, segundo, porque como praticamente todas as áreas no mapa estão acessíveis, eles não estão mais na beira da estrada como no primeiro Horizon.

- Radares – Zonas de Velocidade
Exatamente como eram no primeiro jogo, sem grandes mudanças.

- Placas de desconto/xp
As placas de desconto se mantiveram, com adição de desconto na viagem rápida, podendo ser realizada para qualquer localidade do mapa, além é claro, dos descontos nos aprimoramentos. As placas de XP aumentam seu nível durante o jogo. É possível comprar os “segredos” do mapa, incluindo essas placas e os carros no celeiro com dinheiro de verdade.

- As Rádios
Horizon Pulse e Bass Arena se mantiveram. A Horizon XS é a sucessora espiritual da Rocks. Fazendo companhia a essas, temos a Ninja Tune Radio, Hospital Records, Innovative Leisure e uma hilária Rádio de Música Clássica, que tem um host que fala italiano. Honestamente, apesar da sensacional rádio de música clássica, a trilha sonora ficou muito aquém do primeiro jogo. Os hosts de todas as rádios acompanham os eventos, mas como não temos mais pilotos astros como no jogo passado, essa interação com os campeonatos é mais tímida.

- Dublagem
Mantém o nível do primeiro jogo, com alguns leves deslizes.

Online
Uma primeira mudança no online de Forza Horizon 2 é que você mantém o seu nível do jogo off-line, e pode subir de nível, ganhar dinheiro, dentre outras coisas e carrega-lo do online. Uma mudança muito bem vinda, já que não fazia sentido anteriormente termos que começar do zero. O modo pegar a estrada foi adicionado, onde em um lobby, podemos ser orientados diretamente para diferentes tipos de competição de acordo com as classes de nossos carros. Muito bom para quem quer jogar com pessoas desconhecidas. Ademais, foi mantido o passeio online e suas provas de corridas e lista de experiências. Os servidores são bem mais rápidos se comparados a versões anteriores. Você não tem a plena experiência de jogar Forza Horizon 2, se não experimentar o online.

Expansões
A expansão Storm Island leva o jogador a uma ilha, próxima ao mapa do jogo, para provas focadas em rally. Alguns carros foram adicionados. Nessa expansão, o único conteúdo gratuito foram aprimoramentos voltados para corridas de rally, como pneus específicos.

A outra expansão foi a da Porsche, adicionando carros, novos campeonatos, e uma lista de experiências voltadas pra carros da marca.  

Além disso, foi disponibilizado gratuitamente por um período de tempo, uma “parte” do mapa de Forza Horizon 2, com a temática do filme Velozes e Furiosos 7, onde podíamos pilotar os carros do filme, numa campanha com duração de quase 4 horas. 

Um comentário:

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